Gosta de Flores? Então vem pra Joinville em Novembro
- Sabrina Schmitz
- 29 de out.
- 3 min de leitura
Somos conhecidos como Joinville, Cidade das Flores. Sempre me intrigou um pouco esse título, porque, na minha cabeça, uma cidade ser a cidade das flores parece que você chega na cidade e vai ter flores por todos os cantos. Mas, depois, lendo um pouco sobre a história de Joinville, comecei a assimilar algumas coisas.
Lembrei da minha vó: ela falava alemão em casa com meu vô quando não queria que a gente entendesse o que eles estavam falando, provavelmente um dialeto que só os dois entendiam, mas a gente não entendia nada. Ela sempre teve o hobby de cultivar flores no jardim de casa. Normalmente, na frente da casa era o jardim de flores e, nos fundos, a horta. Rosas e dálias eram as suas preferidas. Ela não tinha muita noção de paisagismo, ou seja, composição estética de jardins; só a beleza da flor bastava. Aí comecei a entender que os imigrantes que vieram para a região Sul do Brasil, vários deles tinham esse hobby: plantar flores na frente de casa.
Hoje temos duas forças principais na cidade que reforçam esse título de Joinville, Cidade das Flores:
O Parque de Flores que se chama Hemero – Jardins como Arte. É um parque que fica aberto o ano inteiro e tem dois eventos principais: em julho, o Festival dos Girassóis, e, durante a primavera, o Festival de Primavera Hemero. Durante o ano inteiro tem diversas floradas, mas, na primavera, é a época das flores e o parque fica todo florido.
O Festival de Primavera Hemero, este ano de 2025, acontece de 28 de outubro a 21 de dezembro. E o Jardim do Sol, que fica ao lado da capela, fica com a florada da flor que se chama Sunpatiens, com um colorido muito vivo, lindo!
Fui lá semana passada, olha como estão os Jardins!!!
Compre AQUI o ingresso para o Hemero.
E a Festa das Flores de Joinville, este ano, completa 85 anos de festa e será realizada de 18 a 23 de novembro. Ela é realizada pela AJAO.
Aqui preciso fazer uma pausa para contextualizar: Joinville trabalha muito bem em comunidade, em grupos; foi assim que a cidade se desenvolveu e fortaleceu para se tornar a força industrial que é hoje, sendo que não faz nem 200 anos que os primeiros imigrantes chegaram aqui, numa área de mata fechada, com muitos rios e mangues.
Então, há 87 anos, com essa cultura do cultivo de flores, um grupo resolveu se reunir para trocar conhecimento e cultivar orquídeas; o grupo servia para eles melhorarem suas habilidades de cultivo e cultivar as orquídeas mais perfeitas que conseguissem: a AJAO. Pois bem, são essas orquídeas que você vai ver na Festa das Flores de Joinville: as mais cuidadas, premiadas e caras, provavelmente do Brasil.
A Festa das Flores é uma festa bem completa. Ela dura poucos dias porque é montado um jardim gigante de flores em um espaço fechado. Só que trabalhamos com flores, né? Então, elas não conseguem ficar muito tempo em lugares fechados.
Além dos jardins expositivos, tem um mercado de flores, com diversas espécies bem diferentes para você tentar cultivar em casa, praça de alimentação, uma programação cultural riquíssima e, este ano, a festa terá o Salão da Laelia purpurata, com palestras e capacitações para quem gosta de aprender mais sobre cultivo de flores.
Segue um vídeo falando mais do evento desse ano:
Então, se você gosta de flores ou quer aprender mais sobre elas, Joinville em novembro é o destino ideal.
Se você está vindo a Joinville e quer ajuda para saber em que hotel a localização é melhor, precisa de transfer do aeroporto, recomendo a Agência de Receptivo Turista Local. Além disso, na lojinha online tem vários outros passeios que você pode fazer na cidade.
E, se quiser conhecer mais o destino Cidade de Joinville, acesse: visitejoinville.com.br
Eu sou a Sabrina Schmitz


















Comentários